Cirurgia de Retina e Vítreo

Retina-e-Vitreo

A CIRURGIA DE RETINA E VÍTREO é realizada em centro cirúrgico, sob anestesia local ou geral, conforme o caso. O período de internação varia de acordo com a determinação do cirurgião – mas, na maioria das vezes, o paciente é liberado para fazer o repouso em casa. Quando um DESCOLAMENTO DE RETINA acontece, ele pode ser tratado com uma das 2 modernas técnicas cirúrgicas destinadas a pressionar a parede do globo ocular contra as rupturas, mantendo os tecidos juntos até que ocorra a cicatrização da região. A técnica escolhida pelo cirurgião dependerá das características do caso e do dano ocorrido.

 

Principais Técnicas Cirúrgicas:

Retinopexia convencional: uma faixa flexível de silicone é colocada ao redor do olho como uma contra-força empurrando a retina ao encontro da parede do olho.

Retinopexia pneumática: uma bolha de gás é injetada dentro do olho. A bolha empurra a retina para a parede do olho. Ela irá gradualmente desaparecer; até lá seu oftalmologista pedirá para você fazer uma posição especifica de cabeça para ajudar na recuperação.

Vitrectomia: o gel vítreo é retirado do olho e substituído por gás ou óleo de silicone. Às vezes essa cirurgia é acompanhada da faixa de silicone. É uma das cirurgias oculares mais longas e complexas (dura de 1 a 3 horas) e por isso, pode-se esperar algum desconforto depois. Analgésicos, antiinflamatórios e colírios serão usados para a recuperação. É indicado ficar pelo menos quinze dias em repouso. Você poderá ver moscas volantes e flashes de luz ainda no pós-operatório imediato. A bolha de gás, se colocada, será reabsorvida pelo seu organismo em aproximadamente 40 dias. Não é permitido viajar de avião ou mudar de altitude no caso de haver gás dentro do olho, ele pode expandir e causar um aumento da pressão intra-ocular. Pode ser necessária a troca de óculos após a cirurgia.

Injeções intra-oculares: A injeção intravítrea consiste na administração de alguma medicação dentro da cavidade vítrea, ou como muitos dizem no “miolo do olho”.
 
* Muito importante: Apenas seu oftalmologista pode avaliar com precisão seu caso clínico em particular.
Clique aqui para agendar uma consulta ou ligue: (27) 3200-3435 


Fale conosco pelo WhatsApp