Cirurgia Refrativa Laser

cirurgia-refrativa

Cirurgias refrativas são aquelas que visam corrigir o erro refracional (graus de miopia, astigmatismo e hipermetropia) do paciente no intuito de torna-lo independente ou menos dependente de correção óptica (óculos, lentes de contato, etc).

Atualmente existem diversos métodos para a correção cirúrgica da ametropia (grau) e sua indicação leva em consideração alguns fatores como expectativa do paciente, idade, doenças oculares, dentre outros. As mais comuns atualmente são as correções do grau com o auxílio de um laser, mas ainda existem meios de correção menos conhecidos e também com resultados excelentes, como, por exemplo, o implante de lentes fácicas e até mesmo implante de lentes intraoculares especiais durante a cirurgia de catarata.

As cirurgias a laser mais utilizadas atualmente para esta finalidade são o PRK e  o LASIK, que promovem um remodelamento da córnea do paciente através de um aparelho chamado Excimer Laser.

A diferença básica entre as duas é que no LASIK é necessária a formação de um flap corneano com o auxílio de um microcerátomo (lâmina) ou laser de femtossegundo (Femto-LASIK), enquanto no PRK é necessária a retirada da primeira camada de células da córnea com o auxílio de uma espátula ou com o próprio laser (TransPRK) .

Na prática, a vantagem do LASIK é uma rápida recuperação visual e praticamente indolor, enquanto no PRK a recuperação da visão é mais lenta  e a ocorrência de dor nos primeiros dias após a cirurgia é frequente. Por outro lado, os cuidados depois da realização do PRK são por um período de tempo muito mais curto, enquanto do LASIK duram alguns meses, pois a cicatrização do flap formado é mais lenta.

A decisão de qual cirurgia realizar em cada paciente cabe ao médico assistente levando em consideração diversos fatores técnicos, bem como o estilo de vida do paciente. Mais recentemente foi implementada uma nova técnica cirúrgica denominada SMILE na qual, com o auxílio de um laser de femtossegundo, é extraída uma fina camada da parte interna da córnea para correção do grau.

Atualmente, na Grande Vitória, dispomos de um dos mais modernos aparelhos de Excimer Laser do momento, o que confere mais segurança e melhores resultados para os pacientes e cirurgiões capixabas.

O implante de lentes fácicas é cirurgia oftalmológica com finalidade refrativa, a qual implanta nos olhos do paciente uma lente sem a necessidade da retirada do cristalino (lente natural) como ocorre na cirurgia de catarata. Tal cirurgia é mais restrita aos pacientes que apresentam graus mais elevados, córneas finas ou com curvaturas que contraindiquem a correção com o laser.

Outra opção para a correção da ametropia do paciente é durante a cirurgia de catarata, que é uma doença oftalmológica que cursa com perda da transparência do cristalino (lente natural) e baixa acuidade visual. Durante a cirurgia, a lente natural doente é substituída por uma lente artificial esférica no intuito de tratar a doença, porém existem casos em que o paciente gostaria de diminuir a sua dependência de óculos no mesmo ato cirúrgico e pode-se optar pelo implante de lentes intraoculares asféricas (para correção de aberrações ópticas periféricas), lentes tóricas (para a correção de astigmatismo) ou lentes multifocais (para correção de grau de longe e de perto).

Existem outras cirurgias menos comuns para a correção óptica do paciente, porém suas indicações são muito mais restritas e pouco difundidas – como nas lentes intracorneanas ou inlays – ou então, estão entrando em desuso – como nas ceratotomias radiais – devido à descoberta de métodos mais seguros e eficazes.

Para que o paciente alcance o objetivo desejado é de suma importância que haja uma conversa com seu médico oftalmologista sobre seu estilo de vida, histórico familiar de doenças oculares, uso de medicamentos e história clínica, deste modo será indicado o método que confira os melhores resultados com os menores riscos para cada caso.

 

* Muito importante: Apenas seu oftalmologista pode avaliar com precisão seu caso clínico em particular.
Clique aqui para agendar uma consulta ou ligue: (27) 3200-3435 


Fale conosco pelo WhatsApp