Gonioscopia

Gonioscopia

QUAL A FUNÇÃO DESTE EXAME?

Avaliar a profundidade da câmara anterior e o ângulo formado pela córnea e a íris em sua periferia. A câmara anterior é a região que fica entre a face posterior da córnea e a face anterior da íris e sua periferia, onde se encontram raiz da íris e córnea, chamamos ângulo da câmara anterior.

QUAL A INDICAÇÃO?
Pacientes com a câmara anterior rasa, ou seja, com a face posterior da córnea mais próxima que o habitual, da superfície anterior da íris e que têm um risco aumentado de ter episódios súbitos de aumento da pressão ocular, que chamamos de glaucoma agudo. Também é indicado em casos suspeitos de glaucoma e algumas malformações congênitas da região anterior do globo ocular.

INFORMAÇÕES:
Para sua realização o paciente apoia o queixo no suporte de um aparelho que se chama lâmpada de fenda e é colocado uma lente na superfície do olho do paciente, após instilação de colírio anestésico. É um exame indolor e que leva aproximadamente 20 minutos. Esta é a maneira tradicional de se realizar o exame e a que oferece avaliação mais detalhada e precisa. Atualmente este exame também pode ser realizado com um aparelho chamado topografo, no qual o paciente apoia o queixo em um suporte do aparelho e fixa em uma luz em seu centro, e é tirado uma foto sem se tocar em seus olhos. Mas na maioria dos pacientes o exame é realizado da primeira forma descrita. Quando precisa ser realizado em crianças que ainda não colaboram, é realizado no centro cirúrgico sob narcose (anestesia para a criança dormir).

PREPARO:
-Este é um exame no qual não se usa colírio para dilatação da pupila, ou seja, não causa embaçamento visual e caso o paciente queira, pode vir desacompanhado.
-Em caso de uso regular de colírio, o mesmo não deve ser interrompido.
-O uso de lentes de contato deverá ser interrompido no dia do exame.

* Muito importante: Para uma avaliação completa, e orientação mais detalhada, marque uma consulta com seu oftalmologista.
Clique aqui para agendar uma consulta ou ligue: (27) 3200-3435 


Fale conosco pelo WhatsApp