Tomografia de Coerência Óptica

oct
QUAL A FUNÇÃO DESTE EXAME?

Avaliar as estruturas oculares, tais como a córnea e principalmente, a retina e o nervo óptico.  O aparelho tira uma foto tridimensional da córnea ou do fundo do olho (retina, nervo óptico e vasos sanguíneos) da qual se consegue uma avaliação detalhada (microscópica) de cada uma destas estruturas. Assim é possível detectar e avaliar alterações como por exemplo edema, hemorragia, microaneurismas, atrofia de fibras nervosas, etc.
QUAL A INDICAÇÃO?

É um exame indicado em casos de doenças da córnea, da retina e do nervo óptico como por exemplo em pacientes com distrofias de córnea, baixa visão de causa não esclarecida, diabéticos, glaucomatosos, idosos com degeneração macular relacionada à idade, etc. Em todas estas doenças o exame é indicado tanto para o diagnóstico quanto para o acompanhamento da doença.

INFORMAÇÕES:

Para sua realização o paciente apoia o queixo em um suporte próprio do aparelho e fixa o olhar no centro de uma “estrela” ou “asterisco” que aparece dentro dele. É um exame indolor, o paciente pode piscar naturalmente durante sua realização, leva aproximadamente 20 minutos e não se toca nos olhos.
PREPARO:

-Este é um exame que necessita o uso de colírios para dilatação da pupila e por isso recomenda-se que o paciente venha acompanhado, pois pode acontecer da visão ficar embaçada.

-Em caso de uso regular de colírio, o mesmo não deve ser interrompido.

-O uso de lente de contato deverá ser interrompido no dia do exame.

* Muito importante: Para uma avaliação completa, e orientação mais detalhada, marque uma consulta com seu oftalmologista.
Clique aqui para agendar uma consulta ou ligue: (27) 3200-3435 


Fale conosco pelo WhatsApp