Tonometria

tonometria
QUAL A FUNÇÃO DESTE EXAME?
Medir a pressão ocular para diagnóstico e acompanhamento de Glaucoma e em casos suspeitos da doença.

QUAL A INDICAÇÃO?
Indicado em todas as pessoas que se consultam com oftalmologista, mesmo que para rotina. De forma geral é realizado em pacientes acima de 18 anos. Porém, em casos suspeitos de glaucoma, é realizado abaixo desta idade e algumas vezes é necessário até mesmo em crianças. Também é indicado nos pacientes em tratamento de glaucoma, para acompanhamento da pressão ocular.

INFORMAÇÕES:
A forma mais precisa de medir a pressão ocular é com um aparelho chamado tonômetro de aplanação e é a forma mais usada há várias décadas. Para sua realização o paciente apoia o queixo no suporte de um aparelho chamado lâmpada de fenda e após instilação de colírio anestésico e colírio de corante, toca-se levemente na córnea com o tonômetro que faz a aferição. Há também como medir a pressão ocular com um outro aparelho chamado de tonômetro de sopro ou de não contato, pois neste caso não se toca no olho. O paciente apoia o queixo no suporte do aparelho e fixa em um ponto dentro dele. É emitido um jato de ar que vai de encontro à córnea e o aparelho registra a deformação sofrida na córnea e um computador em seu interior, estima a pressão ocular. Das duas formas é um exame rápido que leva aproximadamente 5 minutos.

PREPARO:
-Este é um exame no qual não se usa colírio para dilatação da pupila, ou seja, não causa embaçamento visual e caso o paciente queira, pode vir desacompanhado.
-O uso de lentes de contato deverá ser interrompido apenas durante o exame.

* Muito importante: Para uma avaliação completa, e orientação mais detalhada, marque uma consulta com seu oftalmologista.
Clique aqui para agendar uma consulta ou ligue: (27) 3200-3435


Fale conosco pelo WhatsApp